Adoro comida italiana, especialmente, massas. Este molho pesto é um dos meus molhos favoritos que apesar de não ser fiel à receita original, acho que o resultado é bastante aceitável.
Itália, pizzas, gelados, pasta e pesto! ai ai…só de pensar, suspiro com vontade de ir a correr para lá (já me está a dar fome). Foi sem dúvida das melhores semanas da minha vida aquela em que visitei Roma. É uma das cidades que, se tiver oportunidade, quero voltar a visitar.
Uma das coisas que amei nesta viagem foi a comida. Já era fã de pizza, de massas e de gelados italianos, mas uma coisa é ir a um restaurante italiano, outra coisa é experimentar a comida italiana em Itália.
Mas concentremo-nos na pasta e no seu tempero divinal – o pesto. É incrível como este molho delicioso é tão fácil de fazer! Além da massa, existem outras receitas onde o pesto combina na perfeição, tais como peitos de frango para assar no forno, para temperar peixe, numa salada de tomate ou numas bruschettas.
Este fim de semana decidi aproveitar o que ainda resta do verão e apanhar as folhas de manjericão que ainda restam no meu cantinho das aromáticas.
O molho original é feito com folhas de manjericão moídas com pinhões de Pinus pinea, alho e sal, queijo parmesão ou pecorino ralados e no fim misturados com azeite extra virgem e temperado com pimenta preta.
Como não tenho acesso a todos os ingredientes originais, fiz algumas adaptações e o resultado final é bastante agradável.
Simples e rápido. Para conservar basta colocar num frasco de vidro com tampa hermética e guardar no frigorífico ou usar o truque da água quente para criar vácuo. Como não tem conservantes, já sabem que a durabilidade é menor. Eu optei também por congelar uma parte em sacos e enquanto não tenho novamente folhas frescas, vou usando durante o inverno.
DICA IMPORTANTE: O molho pesto pode ser o par perfeito para aquela massa que antecede uma prova de corrida de longa distância. E mais, o manjericão é rico antioxidantes e outros fitonutrientes fundamentais para quem treina.
Vê no vídeo acima como é fácil fazer esta receita!
No Comments