Fazer granola em casa é das coisas mais fáceis de fazer, uma receita ótima para quem não gosta de perder tempo na cozinha, como eu!



Gosto de comer, comer bem, porém não gosto de cozinhar. Portanto, tento juntar sempre o melhor dos dois mundos: fazer pratos que sejam rápidos, simples, com sabor, mas acima de tudo, saudáveis, com ingredientes de qualidade. Sentar-me para comer é um ritual sagrado. Estar à mesa é das coisas mais prazeirosas para mim. Detesto comer a correr, em pé e quando acontece significa que estou em stress, nunca é uma situação por um bom motivo.
A granola encaixa perfeitamente nesta minha filosofia do rápido, fácil e saudável, por isso, é daquelas receitas que faço muitas vezes cá em casa. Basicamente a granola consiste numa mistura de aveia, frutas secas, sementes e pode ser doce ou salgada. A granola doce é a mais conhecida, mas também existe a versão salgada, juntando temperos como salsa, coentros, cebolinho, alecrim, tomilho, entre outros, e fica ótima como topping de saladas.
A variedade de ingredientes é que define a qualidade nutricional. A base é feita de cereais como aveia, flocos de milho ou arroz, sementes. As versões com mais aveia, por exemplo, tendem a ter mais carboidratos, enquanto as ricas em nozes, castanhas e amêndoas são mais gordurosas – no entanto este tipo de gordura é rico em ácidos graxos insaturados que ajudam na redução do colesterol, retarda a absorção de carboidratos e aumenta a sensação de saciedade.
Nenhum alimento sozinho será capaz de te engordar ou te fazer emagrecer!
andreia gonçalves
No entanto, se consumires granola em excesso e não tiveres um padrão alimentar saudável, pode contribuir para o ganho de peso. Podemos comer tudo, desde que exista um equilíbrio no seu consumo. Simples assim!
Granola caseira vs granola já feita
Quando compramos granola é muito importante olharmos para o rótulo, principalmente para os níveis de açúcar e outros adoçantes, sódio e a baixa concentração de fibras que podem tornar a granola não tão saudável como pensamos. Se na lista de ingredientes estiver o açúcar em primeiro lugar, o ideal é escolher outra opção. Outros ingredientes que devem ser evitados é a presença de conservantes artificiais como glutamato ou gordura hidrogenada. Também um aspeto importante a ter em conta é a quantidade de fibra – quanto mais fibra mais calorias – que deve rondar as 3 gramas por porção.
Vou deixar-vos o descodificador de rótulos da Direção Geral de Saúde que é uma ferramenta muito útil para aprendermos a ler a lista de ingredientes e não nos deixarmos encantar com os rótulos cheios daquelas expressões apelativas de marketing que dizem “light”, “saudável”, “baixo em gordura”, “natural”, etc.

Ainda assim, a melhor das opções para mim é fazer a própria granola, o que permite conhecer todos os ingredientes e escolhê-los de acordo com as nossas preferências.
A minha receita
A minha granola nunca é igual, depende do que tenho em casa, e faço sempre a olho, mas tentei escrever uma receita para partilhar convosco.

Ideias para usar a granola
- Como topping em iogurtes
- Como topping em leite com cereais
- Como lanche do meio da manhã
- Como pré-treino
Esta é uma receita da minha rubrica Da Horta ao Prato do canal do Youtube. Clica no vídeo para veres a receita passo a passo e descobre como é fácil preparar granola saudável em casa.
No Comments