Menu
Receitas saudáveis

Papas de carolo

O que te apetece comer quando está frio e a chover? A mim dá-me para comer papas quentinhas!

Existem diferentes tipos de papas, todas elas muito simples de fazer, pois a base das papas é farinha cozida em água ou em leite. Depois é só usar a imaginação e combinar outros ingredientes para enriquecer a receita ou como guarnição. Desde pequena que era costume a minha mãe fazer-me papas, não instantâneas, mas receitas antigas como estas que vos vou mostrar.

As papas de carolo são uma velha tradição das beiras, um alimento forte que se comia a acompanhar sardinhas fritas (como prato salgado) ou doces com mel e canela (como sobremesa). Antigamente, quase todas as famílias dedicavam-se à plantação de milho e, no outono, o cereal era moído em moinhos movido a água das ribeiras. A farinha de milho mais grossa, o carolo ou a sêmola, era usada para fazer as tradicionais papas de carolo.

Moinho da Folga – Proença-a-Nova

Além dos hidratos de carbono, o carolo de milho é rico em proteínas e fibra e baixo em gordura. É uma boa opção para lanches ou para uma refeição pré-treino, pois é digestão fácil e sacia durante mais tempo.

Carolo de milho
Resultado final das papas de carolo

Vou partilhar convosco a minha receita, que apesar de algumas modernices, a base é a tradicional.

DICA IMPORTANTE: não deixar o mel ferver, pois vai perder as suas propriedades.

DICA EXTRA: depois de adicionar o mel podes triturar com a varinha mágica, dando às papas aquela textura de leite creme!

Clica acima no vídeo com a receita! Bom apetite!

About Author

Sou a Andreia e sou comunicadora, empreendedora, mulher, apaixonada, real. Acompanha aqui as minhas sugestões de bem-estar e dicas de cosmética natural.

No Comments

    Leave a Reply