O que te apetece comer quando está frio e a chover? A mim dá-me para comer papas quentinhas!
Existem diferentes tipos de papas, todas elas muito simples de fazer, pois a base das papas é farinha cozida em água ou em leite. Depois é só usar a imaginação e combinar outros ingredientes para enriquecer a receita ou como guarnição. Desde pequena que era costume a minha mãe fazer-me papas, não instantâneas, mas receitas antigas como estas que vos vou mostrar.
As papas de carolo são uma velha tradição das beiras, um alimento forte que se comia a acompanhar sardinhas fritas (como prato salgado) ou doces com mel e canela (como sobremesa). Antigamente, quase todas as famílias dedicavam-se à plantação de milho e, no outono, o cereal era moído em moinhos movido a água das ribeiras. A farinha de milho mais grossa, o carolo ou a sêmola, era usada para fazer as tradicionais papas de carolo.
Além dos hidratos de carbono, o carolo de milho é rico em proteínas e fibra e baixo em gordura. É uma boa opção para lanches ou para uma refeição pré-treino, pois é digestão fácil e sacia durante mais tempo.
Vou partilhar convosco a minha receita, que apesar de algumas modernices, a base é a tradicional.
DICA IMPORTANTE: não deixar o mel ferver, pois vai perder as suas propriedades.
DICA EXTRA: depois de adicionar o mel podes triturar com a varinha mágica, dando às papas aquela textura de leite creme!
Clica acima no vídeo com a receita! Bom apetite!
No Comments