Quem resiste a uma boa lasanha à bolonhesa? Impossível não começar a salivar só de olhar. Vou mostrar-te passo a passo como fazer uma lasanha com molho saudável, mas igualmente saborosa. A minha lasanha sem massa e com molho bechamel a fingir, além de ser uma alternativa menos pesada, pode ser facilmente adaptada. E tenho a certeza que mesmo aqueles que torcem o nariz à mudança nem vão notar a diferença.
A lasanha é um prato simples e versátil. É daquelas receitas que rendem, ótimas para fazer quando convidamos familiares ou amigos para jantar! Existem diferentes receitas de lasanha: lasanha de espinafres, lasanha de frango, lasanha vegana, lasanha de vegetais, lasanha de camarão, lasanha de queijo e presunto, lasanha de bacalhau, que em comum têm a montagem, ou seja, é um prato feito por camadas alternadas de recheio e massa e polvilhada com queijo mozarela para gratinar.
O segredo da minha lasanha saudável está no molho. O molho bechamel tem 160 calorias, das quais 57% são gordura. Se substituirmos o molho bechamel por couve flor passamos a ter um molho com 25 calorias. A couve flor é um vegetal muito versátil, além de servir de molho, pode ser usada como puré simples em vez de puré de batata, pode ser assada, salteada. As placas de massa da lasanha com 365 calorias podem também substituídas por fatias finas de courgette assada, que tem apenas 16 calorias. A lasanha da foto tem as placas de massa tradicional, porque não tinha cougette suficiente em casa, mas vou mostrar-vos uma foto com courgette:
Vou contar-vos uma história sobre esta lasanha para provar como o molho de couve-flor é igualmente saboroso como o molho bechamel. No meu aniversário decidi convidar um casal amigo para jantar. E esqueci-me que uma das pessoas convidadas não comia couve-flor, nem a maioria dos legumes, porque não gosta. Já tinha a couve-flor triturada quando de repente se fez luz na minha cabeça: “ele não come couve-flor e agora?!” Decidi continuar a fazer a lasanha e não dizer nada. Deixei um pouco de carne picada para o caso da coisa correr mal e ter de fazer outro prato. Apresentei a lasanha na mesa, foi servida e a pessoa em questão repetiu o prato! Por isso, mesmo os mais resistentes nem vão notar a diferença!
Gosto de comer bem, de forma equilibrada e estou sempre à procura de alternativas mais saudáveis aos pratos que gosto, com a regra de não perderem o sabor. Esta é a minha versão de lasanha saudável à bolonhesa que espero que vocês também gostem:
(post original publicado aqui)
No Comments