fbpx
Menu
Experiências

Spa salino Água Mãe: “Uma terapia com sais minerais”

Experiência: Spa salino Água Mãe

Avaliação:

Rating: 4 out of 5.

O sotavento algarvio esconde muitos segredos. Quem passa na EN 122, avista as salinas centenárias entre o rio Guadiana e o mar com o castelo de Castro Marim como pano de fundo. Mas no meio daquele mar branco de sal ninguém imagina o oásis que está ali bem guardado: um spa único, intocável, puro localizado no coração da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim. Mas este não é um spa comum, dentro de quatro paredes, está antes no meio das salinas, em contacto direto com a natureza!

salinas de Castro Marim

Escolho sempre este destino de férias em agosto, apesar do algarve estar lotado nesta altura do ano, não tenho hipótese de tirar férias noutra época. Procuro a água mais quente (nos últimos anos foi um mito!) e calma, praias com areal mais extenso que permite ter algum espaço em relação ao vizinho do lado e segurança, é um local mais familiar e tranquilo quando comparado com as cidades do barlavento do algarve.  

Mas voltando ao spa salino, este não é um spa de luxo, longe disso, mas digamos que é antes um luxo poder usufruir deste contacto direto com a natureza e com produtos oriundos diretamente das salinas. Mais orgânicos do que isto é impossível. A simplicidade é a maior qualidade que distingue este sítio: não há alcatrão, não há betão, não há luzes artificiais.

spa salino

Durante os meses de verão a capacidade de resposta é menor, mas temos de ser compreensíveis com a altura do ano em que há muita gente e para usar o espaço tem mesmo de ser no verão, visto ser ao ar livre.  Os preços são muito acessíveis e vale a experiência fantástica.

Atividade salineira em Castro Marim

A empresa Água Mãe Lda, Produtos de Sal Marinho Tradicional, tem o cuidado de manter o espaço o mais intáctil possível, sem prejuízo de prejudicar a reserva natural, mantendo a convivência com a flora e fauna locais. Afinal somos nós (humanos) os convidados a usufruir deste espaço e não o contrário. Existe apenas o mínimo indispensável para o spa funcionar: um bungalow de madeira, o local mais reservado para as massagens, um deck de madeira com chuveiros com redutor de caudal e um espaço de bar/loja/receção/wc.

É como o tempo tivesse parado desde há 2000 anos para cá, altura em que os romanos trouxeram esta técnica para Castro Marim: o sal e flor de sal ainda são recolhidos manualmente, de forma artesanal, com instrumentos milenares, o que permite manter a pureza do sal, sem uso de químicos, sem máquinas, sem óleos dando origem a um sal puro, reluzente e rico em minerais do oceano. A brancura do sal é tal que ofusca os olhos mais sensíveis.

A estrutura produtiva manteve-se ao longo dos séculos, numa área geográfica inalterada, envolvendo a vila. Castro Marim mantém a maior comunidade portuguesa de salinicultores artesanais, fator distintivo e garante da preservação dos métodos tradicionais. Uma cultura mantida por homens na exploração das salinas, conhecendo como ninguém a água, as marés, a argila, o sol e o vento

spa salino água mãe
Benefícios dos sais minerais para a pele

Ao longo de anos, esta água tem uma alta concentração de sais minerais, resultantes da atividade salineira. Os sais minerais previnem os danos causados pelos radicais livres, limpam profundamente os poros, removem as toxinas, retiram as manchas e nutrem as camadas mais superficiais da pele. Esta água contém princípios ativos antissépticos, anti-inflamatórios e cicatrizantes, que acalmam a superfície da pele e combatem irritações e inflamações.

Entre os sais minerais, destaque para o cálcio, que ajuda a estimular o colagénio e é importante para a manutenção de uma pele firme e saudável, o magnésio, que ajuda à recuperação das células, auxiliando no combate de problemas de pele como a acne, e o ferro, que contribui para uma boa cicatrização de feridas, mantendo os seus níveis de elasticidade.

Com as agressões externas, como a poluição ou a exposição solar, o nosso organismo fica com níveis baixos destes nutrientes poderosos.

Porque é importante esfoliar antes de apanhar sol?

Escolhi o primeiro dia de férias em Castro Marim para ir ao spa porque queria aproveitar todos os serviços, que incluíam uma esfoliação de sal e convinha ser antes de apanhar sol.

A esfoliação é essencial para uma pele saudável. Remove as células mortas e outras impurezas que estão à superfície da pele. A esfoliação acelera a renovação celular, limpa a pele em profundidade e liberta-a de células mortas, deixando-a pronta para ser hidratada. E se queremos ter um bronzeado perfeito e saudável é essencial esfoliar a pele uns dias antes de apanhar sol. A pele está saudável quando recebe a radiação UV e assim é capaz de se proteger melhor da agressão dos raios solares, fazendo com que a melanina consiga desempenhar o seu papel na perfeição!

Em 2021 já estava grávida da Clarinha e, portanto, não tenham medo de usufruir desta experiência porque não existem contraindicações (salvo indicação médica). Apesar de ter sido uma massagem adaptada foi igualmente relaxante, proporcionando um alívio das dores musculares próprias da gravidez e uma sensação de bem-estar inexplicável. Não foi preciso música de fundo porque o mar, o vento e as gaivotas fizeram bem o seu papel!

O circuito de tratamentos do spa salino

A ideia era fazer uma esfoliação de sal marinho, depois o banho flutuante de 30 minutos, o envolvimento com argila e no final a massagem. Tive pena de não fazer por esta ordem porque os funcionários do spa não me souberam explicar muito bem ao telefone o funcionamento do espaço e marquei a experiência para as 16h, pensando que ia começar a essa hora, mas quando cheguei apercebi-me que era a hora da massagem e por isso inverti todo o processo.

Não aconselho a marcarem para tão tarde porque o spa fecha às 18h e acabei por fazer tudo um pouco à pressa. Para a próxima vez, irei mais cedo para poder fazer tudo com calma e terminar com a massagem de relaxamento. Apesar deste pequeno detalhe, posso garantir que a experiência foi espetacular e este ano conto repetir!

O spa tem dois tanques com uma rampa de acesso, para podermos entrar mais facilmente nas águas que nos vão fazer boiar. É tão relaxante ficar ali simplesmente a relaxar no meio do silêncio. Estão disponíveis almofadas para ficarmos mais confortáveis enquanto flutuamos.

Dão-nos dois copos um com água mãe e outro com argila. Primeiro aplicamos a água mãe a nós próprios a nós próprios para esfoliar o corpo, mas com calma para não arranhar a pele. Vais notar logo a diferença com a pele a ficar muito macia.

A seguir o banho flutuante durante 30 minutos e depois o envolvimento com argila até ficarmos todas pretas! Como estava com a minha irmã foi mais fácil porque nos ajudamos uma à outra e até foi bem mais divertido. Depois é deixar secar a argila completamente. Podemos aproveitar para nos deitar nas espreguiçadeiras à espera, sem pressas! Quando a argila já está completamente seca, é entrar de novo na piscina para amolecer, antes de irmos para os chuveiros retirar tudo. Como já estávamos em cima da hora do fecho, fomos diretamente para os chuveiros. No fim disto tudo, a pele fica mesmo muito hidratada e suave. Um conselho: não levem fato de banho branco ou muito claro porque a argila escurece um pouco os tecidos, assim como a toalha de banho.

A argila rica em sais minerais

Esta argila é recolhida no fundo dos tanques das salinas e está completamente saturada de minerais, tornando-se assim num fantástico cosmético natural. São uma grande fã de argila para envolvimentos corporais, visto que a argila é rica em elementos químicos semelhantes aos do corpo humano, tem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e desintoxicantes. A argila permite a eliminação de toxinas presentes na pele, hidrata, aumenta a circulação sanguínea e repõe os nutrientes. É a concentração de determinados minerais na argila que lhe confere qualidades especiais que a tornam muito utilizadas em tratamentos de beleza quer no rosto, quer no corpo para eliminar celulite e gordura localizada, desobstruir poros, eliminar toxinas, regular a produção sebácea, além de atuar como desodorizante, antirreumático, entre outros efeitos medicinais.

Massagem com água mãe

A massagem é feita com água mãe, ou seja, a água do mar tem uma percentagem de sal tão elevada que fica como se fosse um óleo, à qual é adicionada ervas aromáticas como a lavanda, conhecida pelos seus efeitos sedativos e relaxantes.

“O nome água-mãe provém da denominação dada no Algarve às águas que residem nas salinas tradicionais no final da época de produção que, após a extração do sal e flor de sal, são extremamente ricas em sais minerais e tradicionalmente utilizadas em aplicações medicinais e para fins cosméticos”

spa salino água mãe

Um dos segredos de uma boa massagem é ser feita por umas boas mãos, que ajudem a estimular o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético, proporcionando a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental. Além do relaxamento do corpo e da sensação de bem-estar, uma massagem é ótima para controlar o stress, diminuir a ansiedade, alívio de tensão e dores musculares, do cansaço. Foi de facto isso que aconteceu: a sensação de leveza é indescritível.

Experimenta flutuar neste ambiente, relaxar sem pressa, sentir a pele ficar suave e o corpo absorver os benefícios dos minerais! Mas antes de vires embora, aproveita para comprar o sal para cozinhar. A loja tem sal marinho e flor de sal, simples ou com mistura de ervas aromáticas em diferentes embalagens. Adorei todo este conceito de bem-estar natural e sustentabilidade ambiental, usei e gostei, por isso aguardem a minha reserva em agosto!

Nota: este texto é totalmente isento, é baseado na minha experiência e não constitui nenhuma parceria remunerada com a empresa. Esta é uma rubrica do blog “usei e gostei”– vê aqui a minha política de avaliações de produtos ou experiências.

SPA Salino

Água Mãe Lda, Produtos de Sal Marinho Tradicional | Salina da Barquinha, EN 122 8950-285 Castro Marim | turismo@aguamae.pt +351 965 404 888

Horário: terça a domingo | 10h-18h | Banho flutuante: 8 € | Aplicação da argila: 8 € | Visita guiada 10 € p/pessoa | Visita 10 € p/pessoa – grupo superior a 3 pessoas 6€ | https://www.facebook.com/aguamae.cm

About Author

Sou a Andreia e sou comunicadora, empreendedora, mulher, apaixonada, real. Acompanha aqui as minhas sugestões de bem-estar e dicas de cosmética natural.

No Comments

    Leave a Reply