Menu
Experiências

Esfoliante facial da Evolve: o poder dos cristais de quartzo rosa

Produto: esfoliante Evolve Rose Quartz Facial Polish

Avaliação: muito bom

Rating: 4 out of 5.

Já não é novidade que usar um esfoliante é essencial para uma pele saudável e se é algo que ainda não faz parte da tua rotina, então deves introduzir pelo menos uma vez por semana. Uma rotina de pele é uma pequena parte de um todo e este é apenas um passo que irá contribuir para teres uma pele mais saudável.

É um facto que se deixamos de cuidar de nós, vamos perder a autoestima, deixamos de gostar daquilo que vemos ao espelho todos os dias, que, por sua vez, tem repercussões a nível emocional e consequentemente também afeta a nossa pele. Está nas tuas mãos decidir como queres viver a tua vida!

Para a minha rotina de cuidados de rosto e corpo e para as consultorias que faço às minhas clientes procuro sempre marcas com formulas orgânicas, naturais e biológicas porque acredito que a cosmética natural é a solução para grande parte dos problemas de pele.

Porquê optar por cosméticos naturais?

Reduzir a utilização de cosméticos industrializados tem impacto na nossa saúde e na natureza. Os cosméticos naturais geralmente são feitos com ingredientes derivados de fontes naturais, como plantas, óleos essenciais e extratos de ervas. Esses ingredientes são considerados mais suaves para a pele e menos propensos a causar irritações ou reações alérgicas.

Isto não quer dizer que os produtos naturais sejam necessariamente mais eficazes do que os cosméticos convencionais. Temos é de ter consciência dos potenciais efeitos adversos das substâncias químicas agressivas, como parabenos, sulfatos e corantes artificiais químicos na saúde. Optar por cosméticos naturais é uma maneira de evitar a exposição a substâncias sintéticas que possam ser prejudiciais. Além disso, nas situações de pele sensível ou problemas de saúde específicos, os produtos mais suaves e naturais são uma escolha mais eficaz e segura.

Apesar de já existirem muitas marcas de cosmética tradicional que alegam ter preocupações ambientais, os cosméticos naturais são frequentemente produzidos de forma mais sustentável. As empresas que fabricam esses produtos costumam adotar práticas ecológicas, como o uso de ingredientes orgânicos cultivados de forma sustentável, embalagens recicláveis e métodos de produção que minimizam o impacto no meio ambiente. Da mesma forma que estas marcas não fazem testes em animais, têm políticas de comércio justo e apoiam comunidades locais.

Quando criei a marca Branquinha Cosmética Natural procurei sempre seguir estas premissas e procurar matérias-primas orgânicas e naturais para que os produtos finais fossem de excelência. Desde então tornei-me muito exigente na escolha de um cosmético para utilizar. São muitas as pessoas que me pedem recomendações de produtos e por isso é minha responsabilidade procurar marcas e produtos que correspondam. Além disso, se nos preocupamos em manter uma alimentação saudável, porque é que quando escolhemos um cosmético não temos o mesmo cuidado?

Conheci a Evolve através da loja online e chamou-me a atenção como a filosofia desta marca inglesa que utiliza extratos de superalimentos, óleos botânicos e ativos derivados de plantas, e, ao mesmo tempo, da sua imagem minimalista, e por isso, decidi experimentar o esfoliante de rosto Evolve Rose Quartz Facial Polish. Confesso que nunca tinha experimentado nenhum produto com quartzo rosa, algo que também me despertou interesse.

Mas, afinal, o que têm os cristais de quartzo rosa assim de tão especial? Se acreditas no poder dos minerais, o quartzo rosa é conhecido como a pedra do amor, ensina o amor-próprio e o poder do perdão. É comum ver esta pedra nos rollers de massagem facial e que massajar esta pedra na pele melhora a circulação e o tom de pele, reduz o inchaço, alisa as linhas finas e rugas, promove a drenagem linfática e melhora a aplicação posterior de cremes e óleos.

Como entusiasta de cosmética natural, testei o esfoliante facial da Evolve ao longo dos últimos meses, passando por várias fases da minha pele para poder dizer se o esfoliante faz aquilo que promete.

Continua a ler para ficares a saber a minha avaliação deste esfoliante de rosto com cristais de quartzo rosa.

Esfoliar a pele: para que serve e como fazer?

A esfoliação é essencial para uma pele saudável. Remove as células mortas e outras impurezas que estão à superfície da pele. A esfoliação acelera a renovação celular, limpa a pele em profundidade e liberta-a de células mortas, deixando-a pronta para ser hidratada, nutrida.

Porque devemos esfoliar a pele?

– Ao deixarmos respirar a pele, melhoramos a absorção dos cremes, potenciando a sua ação;

– Evita poros obstruídos que conduzem aos pontos negros e borbulhas;

– Melhora a aparência da pele, tornando-a mais lisa, luminosa, macia e uniforme;

– Diminui as manchas na pele. 

Com que frequência devemos esfoliar a pele?

A frequência de esfoliação depende do tipo de pele. No caso de uma pele sensível, a esfoliação deve ser feita como menos frequência. Geralmente, quanto mais abrasiva for a esfoliação, menor a frequência com que a deve efetuar. Devemos ter em atenção para não esfoliar em excesso, pois pode deixar a pele vermelha e irritada.

Que tipos de esfoliante existem?

Os esfoliantes mecânicos mais conhecidos são produtos cosméticos compostos por pequenos grânulos como caroço de azeitona, grainhas de morango ou partículas de quartzo rosa como neste produto da Evolve, por exemplo, luvas de banho esfoliantes ou esponjas.

Os esfoliantes químicos utilizam ácidos para dissolver as células mortas da pele, constituídos por ácidos alfa hidróxidos (AHA) que são um grupo de ácidos naturais presentes nos alimentos como o ácido glicólico (da cana de açúcar, por exemplo), ácido láctico (do leite) ou ácido málico (da fruta, especialmente das maçãs). Também existem produtos constituídos por ácidos beta hidróxidos (BHA) extraídos a partir da casca do salgueiro.

Tanto a esfoliação química como a esfoliação física podem ser eficazes, o método preferido dependerá do grau de sensibilidade da pele. Os agentes químicos podem ser irritantes para uma pele com rosácea, por exemplo. É importante conheceres a tua pele e adaptar o tipo de esfoliação, bem como a frequência, como já referi.

Evolve Rose Quartz Facial Polish

Para manter a independência da minha opinião, compro os produtos ou a experiência, uso os produtos durante algum tempo e, em seguida, avalio a minha experiência de acordo com oito critérios de avaliação:

1. Qualidade do produto

De uma maneira geral o produto corresponde muito bem ao que alega. Apresenta uma fórmula com ingredientes naturais, sendo que 47,5% são orgânicos. Além disso, é um produto com certificação da Ecocert e da Cosmos, que garante isso mesmo. Apenas conhecia a pedra de quartzo rosa usada nos rollers de massagem facial, nunca tinha experimentado grânulos dessa mesma pedra enquanto esfoliante. Posso dizer que faz uma esfoliação suave, mas que não é muito diferente de outro tipo de esfoliante mecânico como o caroço de azeitona ou as grainhas de morango, por exemplo. Creio que a mais valia deste produto está no resto da sua composição, da qual falarei com mais detalhe no ponto 4.

Não concordo com a forma de usar descrita no produto em que diz para aplicar na pele seca. Nunca aconselho a usar um produto de limpeza na pele seca, pode gerar sensibilidade e irritação. Por isso, para usar este esfoliante basta massajar o produto na pele molhada, usando pequenos movimentos circulares. O contacto do produto com água torna-o numa espécie de leite de limpeza e é facilmente enxaguado.

2. Aroma

O esfoliante facial tem um aroma é muito suave e agradável com notas florais.

3. Textura

Este esfoliante tem uma textura muito leve e as partículas de quartzo rosa são muito fininhas o que proporciona uma esfoliação bastante suave, sem danificar a pele, mesmo a pele mais sensível e reativa como é o caso da minha. Como tem na sua composição óleo de rosa mosqueta, óleo de sementes de girassol e óleo de amêndoas doces, deixa a pele limpa e nutrida, sem aquela sensação de repuxar.

4. Composição

O esfoliante facial orgânico Evolve Rose Quartz Facial Polish tem na sua fórmula “partículas reais de Cristal de Quartzo Rosa, que ajudam a polir as células mortas da pele, desobstruir os poros e melhorar o aspeto das cicatrizes”, lê-se na informação divulgada pela marca. Porém, tal como já referi no ponto 1, não considero que seja um benefício fora de série. A cor rosa e a textura suave dão-lhe um aspeto bonito e apetecível.

Outro ingrediente que se destaca é o óleo de rosa mosqueta que ajuda a combater os sinais de envelhecimento e muito eficaz em cicatrizes e outras imperfeiçoes da pele. É um ótimo regenerador das células na nossa pele. Contém ainda extrato de hibisco que é antioxidante e ajuda a preservar a integridade celular.

Vamos agora analisar a lista de ingredientes apresentada no rótulo:

Caprylic / Capric Triglyceride, Glycerin**, Helianthus Annuus (Sunflower) Seed Oil, Silica, Prunus Amygdalus Dulcis (Sweet Almond) Seed Oil*, Rosa Canina (Rosehip) Fruit Oil*, Parfum (Naturally Derived Fragrance), Hibiscus Sabdariffa Flower Extract*, Citrus Aurantium Dulcis (Orange) Fruit Water*, Rosa Damascena Flower Oil*, Raphanus Sativus (Radish) Root Extract, Sucrose Laurate, Sucrose Stearate, Tocopherol, Aqua (Water), Sucrose Palmitate, Maltodextrin, Citric Acid, Citronellol, Geraniol, Linalool, Citral, Limonene.

Principais destaques:

Não contem álcool.

Caprylic/Capric Triglyceride – emoliente

Glycerin** – é um ingrediente idêntico à composição da pele e é humectante

Helianthus Annuus (Sunflower) Seed Oil – emoliente

Silica – ajuda na viscosidade

Prunus Amygdalus Dulcis (Sweet Almond) Seed Oil* – emoliente

Rosa Canina (Rosehip) Fruit Oil* – emoliente

Parfum (Naturally Derived Fragrance) – aroma, é o único ingrediente que causa algumas reticências porque apesar ser de origem natural, não é explícito.

Rosa Damascena Flower Oil*: antioxidante, aromático, antimicrobiano e antibacteriano.  

Ingredientes Chave divulgados pela marca:

– Partículas de Cristal de Quartzo – Para além de ajudar a polir células mortas da pele e a desobstruir poros, os benefícios das partículas de quartzo não param na esfoliação. Esta incrível pedra tem sido tradicionalmente usada para encorajar as pessoas a abrir os seus corações e experimentar sentimentos de paz, confiança e harmonia como parte da sua jornada em direção ao amor próprio.

– O Óleo de Rosa Mosqueta é rico em ácidos gordos essenciais ómega-6 e ómega-3. Isto significa que os benefícios do Óleo de Rosa Mosqueta incluem ajudar a combater os sinais de envelhecimento, promover a renovação celular e melhorar o aparecimento de cicatrizes, mantendo a pele nutrida e hidratada.

– O Extracto Orgânico de Hibisco tem um efeito esfoliante suave na sua pele, ajudando a purificar a pele, quebrando as células mortas e promovendo a renovação celular, o que pode ajudar a prevenir futuras erupções e mesmo o tom de pele, deixando-a limpa, calma e resplandecente.

5. Personalidade da marca (valores, missão, apresentação)

A Evolve Organic Beauty é uma marca de beleza com sede no Reino Unido que oferece uma gama de produtos naturais e orgânicos para a pele, o cabelo e o corpo.

Fundada por Laura Rudoe, uma especialista em beleza natural, a Evolve Organic Beauty está empenhada em criar produtos que não sejam apenas eficazes, mas também sustentáveis, éticos e amigos do ambiente. Foi esta postura ética que me chamou à atenção, além da composição dos produtos – ingredientes naturais e orgânicos, derivados de plantas.

Um dos valores da marca é a diversidade e inclusão, com uma equipa de 30 colaboradores de diferentes países e culturas, na sua maioria mulheres.

Além disso, todos os produtos Evolve Organic Beauty são veganos, cruelty free e embalados em materiais recicláveis.

6. Embalagem (imagem, originalidade, praticidade, impacto ambiental)

O esfoliante facial vem numa embalagem de vidro âmbar e tampa de plástico, ambos os materiais reutilizáveis ou recicláveis. A etiqueta é simples, assim como toda a imagem: fundo branco com letras pretas, sem cor, minimizado o seu impacto ambiental.

A Evolve Beauty utiliza embalagens recicladas. As garrafas de vidro são feitas de vidro totalmente reciclável e a marca utiliza cartão reciclado para todas as caixas de cartão. Quando se trata de plástico, optam por 75% a 100% de plástico PET reciclado, que (ao contrário do PVC) é totalmente reciclável e se for colocado em aterro, não liberta nenhum produto químico para o solo. Além disso, todo o cartão usado (da embalagem aos materiais de marketing) é certificado pelo FSC (Forest Sustainability Certified). Os rótulos e embalagens são impressos usando tintas não tóxicas à base de soja e vegetais.

7. Resultado prometido/esperado vs resultado obtido

De acordo com a Evolve, este esfoliante é adequado para todo o tipo ou estado de pele, uma alegação com a qual concordo, pois mesmo não tendo pele seca, senti conforto em usar na minha pele oleosa e reativa. Por outro lado, analisando a lista de ingredientes parece-me ser uma boa escolha para pele seca, baça e sem vida. A marca diz ainda que é ideal para peles com tendência para acne e borbulhas, mas é uma questão de experimentar.

Após a sua utilização é verdade que a pele fica mais lisa e muito suave e depois de algumas semanas, noto a minha pele nutrida e limpa.

8. Relação qualidade/preço

Uma embalagem de 30 ml custa 17,00 €, assim à primeira vista é um preço elevado, no entanto, não é um produto que gastes em pouco tempo, o que acaba por ser rentável. Para esfoliar o rosto é necessário apenas uma pequena quantidade e além disso não é um produto para usar todos os dias, por isso 30 ml parece uma boa opção. Existe a embalagem de 60 ml, mas que a meu ver já não tão rentável, tendo em conta o preço e o prazo de validade (1 ano após abertura)

A minha classificação final para o Evolve Rose Quartz Facial Polish é de MUITO BOM.

Valores fundamentais na avaliação:

Anonimato – sou uma cliente como qualquer outra, testo os produtos em completo anonimato para assegurar que não recebo tratamento especial;

Independência – todos os produtos testados são comprados e escolhidos por mim, para assegurar que não recebo tratamento especial da marca;

Experiência – tenho formação em cosmética natural pelo IPN e criei uma marca de cosméticos em 2014;

Confiabilidade – quando existe uma parceira ou uma marca me oferece um produto para testar, essa informação é obrigatoriamente revelada, sendo a minha opinião igualmente independente quer goste do produto ou não.

Paixão – qual seria o sentido de tanto trabalho e uma abordagem tão rígida se não gostasse de cuidar de mim?

Qualidade – qualquer produto pode ser recomendado por mim desde que seja de alta qualidade.

About Author

Sou a Andreia e sou comunicadora, empreendedora, mulher, apaixonada, real. Acompanha aqui as minhas sugestões de bem-estar e dicas de cosmética natural.

No Comments

    Leave a Reply