Produto: Hidrolato de Rosas Pranaröm
Avaliação: excelente
Quando penso em óleos essenciais e hidrolatos de excelência, penso imediatamente na Pranaröm, uma marca belga especialista há mais de 30 anos em aromaterapia.
Quando criei a marca Branquinha Cosmética Natural procurei sempre as melhores matérias-primas mais orgânicas e naturais para que os produtos finais fossem de excelência. Desde então tornei-me muito exigente na escolha de um cosmético para utilizar. São muitas as pessoas que me pedem recomendações de produtos cosméticos e por isso tenho-me especializado em marcas de cosmética natural e biológica.
Conheci nessa altura a Pranaröm e os seus óleos essenciais que ainda hoje utilizo no meu dia-a-dia, assim como os hidrolatos que uso diariamente como tónico da pele. Mas afinal o que tem a Pranaröm de tão especial?
Como entusiasta de beleza e de cosmética natural, testei o hidrolato de rosa damascena ao longo dos últimos meses, passando por várias fases da minha pele para poder dizer se o hidrolato faz aquilo que promete. Mais à frente, confere a minha avaliação deste hidrolato da Pranaröm.
O que é um hidrolato?
São águas destiladas vegetais. Os hidrolatos são obtidos por destilação a vapor de várias partes de plantas aromáticas. Consistem na fase aquosa re-condensada e separada do óleo essencial quando este existe.
Durante muito tempo foi considerado como resíduo de destilação, atualmente os hidrolatos estão a recuperar a sua importância em todo o tipo de tratamentos cosméticos.
Dada a menor concentração bioquímica nos hidrolatos, não podemos esperar as mesmas virtudes “moleculares” dos óleos essenciais, no entanto, são de grande interesse para a pele.
Hidrolato: água obtida como subproduto do processo de destilação de plantas aromáticas. O produto principal da destilação é o óleo essencial. Suave e seguro para utilizar diretamente na pele – corresponde as águas florais.
Óleo essencial – é o princípio ativo natural, cuja extração é obtida a partir de plantas aromáticas proveniente de certas famílias botânicas, resultando num concentrado potente, volátil e odorífico dos princípios ativos da planta. Resulta da destilação da essência da planta. Um único óleo essencial pode ser constituído por mais de 200 componentes, muitos deles com menos de 0,1%. Estes componentes químicos são categorizados por famílias. Cada uma delas contém componentes químicos únicos que não só compõem todo o óleo essencial como também contribuem para a sua atividade terapêutica.
Como se obtém um hidrolato?
As plantas são colocadas num alambique. Por ação do calor, a água transforma-se em vapor, que passa através das plantas, arrastando os seus componentes voláteis. Estes componentes sobem através de um tubo de ligação que os conduz a um condensador. Este arrefece o vapor, devolvendo-a à forma líquida. Como a água e o óleo não se misturam, o óleo fica à superfície, de onde é recolhido.
A minha sugestão para tónicos faciais são as águas florais ou hidrolatos. A água floral é um subproduto obtido a partir do processo de destilação na extração dos óleos essenciais que contém uma percentagem de óleo essencial e outros elementos bioativos da planta. Uma das utilizações da água floral é como tónico. Por ser suave e conter uma baixa percentagem de óleo essencial pode ser utilizado em crianças desde o nascimento e em grávidas.
Afinal, para que serve o tónico?
O tónico finaliza a limpeza da pele e deixa os poros livres para que os produtos que coloque a seguir consigam penetrar melhor. Por isso, tónico facial é um passo importante para a rotina de beleza, porque hidrata, suaviza e prepara a pele para os cuidados seguintes (séruns, hidratantes, máscaras).
O tónico constitui um elemento essencial na rotina de cuidados com a pele e a escolha correta consoante o tipo de pele é fundamental para conseguir os benefícios deste passo da rotina diária de cuidados de rosto. Embora muitos tónicos funcionem bem em diferentes tipos de pele, devemos sempre escolher um produto que corresponda às nossas preocupações.
Para uma pele sensível ou reativa um tónico com ingredientes ativos adstringentes não serão a melhor opção, pois irão tornar a pele mais seca, por outro lado, são adequados para peles oleosas ou com acne. Um tónico cujo ingrediente ativo tem como função estimular a renovação celular será perfeito para pele seca ou madura.
Aspetos positivos
produto 100% natural
Embalagem prática
Refrescante e tonificante
Design clean e apelativo
Aspetos negativos
Embalagem não reutilizável, embora reciclável
A minha avaliação do hidrolato de rosa
Estes hidrolatos não têm conservantes, nem álcool! Como está numa embalagem sob pressão impede que oxide rapidamente. É aconselhado o uso 6 meses após a abertura.
Ao pulverizar diretamente no rosto dá uma sensação imediata de frescura e bem-estar, com um aroma natural da planta. Eu usei o de rosas e estou ansiosa por experimentar os restantes. O preço varia em função do local de compra. Eu comprei por 10,75 € numa farmácia.
Escolhi para testar o de rosa damascena por ser indicado para a minha pele mista com tendência a oleosa. Como estava num período de pós-parto, em que o descanso fica para segundo lugar, precisava de devolver a luminosidade à minha pele e a rosa damascena era a mais indicada neste caso.
Este hidrolato também é indicado para o cabelo fino, devolvendo o brilho e estimulando o seu crescimento. Não sei dizer se resulta, pois, apesar de já ter aplicado no cabelo, não o fiz de forma consistente, por isso não notei efeito. No rosto, posso garantir que a pele fica tonificada e hidratada (mas é necessário aplicar na mesma um hidrante após a sua aplicação). Outra sugestão de utilização deste hidrolato é numa sauna facial, pois a rosa damascena é ligeiramente adstringente, ótimo para peles mistas.
É uma embalagem prática, de fácil utilização, apesar de não ser reutilizável, é reciclável. A imagem é simples, muito clean. Pessoalmente gosto bastante.
A minha nota final é excelente e estou ansiosa por usar os restantes, em função do meu estado de pele e das inúmeras indicações de cada hidrolato.
Como se aplica?
Eu uso os hidrolatos no rosto como tónico, a seguir à limpeza. Basta colocar num disco de algodão e aplicar no rosto. Eu vaporizo diretamente no rosto e deixo secar, para mim é mais prático assim. Enquanto faço o resto da minha rotina a pele seca e depois é só aplicar os restantes produtos como o sérum ou o hidratante.
Também pode ser usado no corpo e antes de aplicar o creme hidratante, especialmente em zonas da pele muito secas, irritadas, com prurido. No cabelo, basta pulverizar no cabelo molhado e secar como habitualmente.
A marca Pranaröm
A marca garante um controlo de qualidade rigoroso através da seleção de plantas 100% naturais e provenientes de agricultora biológica certificada. Os produtos possuem ainda a Certificação Ecogarantie que garante um produto final 100% orgânico (ingredientes de origem natural, sem petroquímicos), com rótulo ecológico e que cumprem rigorosos padrões de qualidade em termos de segurança e sustentabilidade.
Desde a seleção da variedade vegetal, o método de cultivo, a colheita e o processo de destilação, a marca rege-se por um conjunto de critérios que determinam a qualidade do produto final. Antes de ser engarrafado, são feitos testes sistemáticos de cada lote de óleos essenciais de modo a garantir a qualidade: um óleo essencial 100% puro, 100% natural e 100% integral.
A marca belga Pranaröm foi pensada nos finais dos anos 80 por Dominique Baudoux, numa altura que ainda pouco se falava de aromaterapia.
Quando a Pranaröm foi lançada, havia pouco estudo sobre óleos essenciais, e parti em uma aventura em terras desconhecidas, às vezes hostis! Mas sou um homem de desafios e apaixonado por aromaterapia. Farmacêutico de formação, filho e neto de farmacêuticos, aspirei a outros horizontes profissionais quando um amigo médico homeopata me ofereceu, num dia de maio de 1988, acompanhá-lo a uma conferência intitulada “ aromaterapia ”. Este foi o ponto de partida de uma bela aventura em família, que continua além das minhas expectativas”
Dominique Baudoux
A Pranaröm é um laboratório de aromaterapia científico e médico fundado em 1991 por Dominique Baudoux, um farmacêutico aromatologista conhecido mundialmente e apreciado por seus trabalhos em aromaterapia.
Com origem numa empresa familiar, a Pranaröm desenvolveu-se e tornou-se especialista em soluções inovadoras e naturais concebidas a partir de óleos essenciais quimiotipados, 100% puros e orgânicos, direcionadas a todas as áreas da saúde e adaptadas a toda a família.
A formação é um dos pilares da Pranaröm. Desde a criação da empresa, o seu fundador decidiu explicar, esclarecer e transmitir a sua paixão pelos óleos essenciais aos seus pares, farmacêuticos. “Havia uma ignorância, uma incompreensão da aromaterapia, lembra Dominique Baudoux, era preciso educar. E, aos poucos, a abordagem irradiou para as pessoas interessadas”. O objetivo era evitar a má utilização dos óleos essenciais que desacreditaria a aromaterapia.
Através da formação e da partilha de informação, a marca combina a aplicação industrial com uma abordagem científica rigorosa e reúne cada vez mais talento, produtos inovadores e iniciativas na área.
Pranaron – o conceito de aromaterapia científica
A aromaterapia surge no seculo XX com o Dr. René-Maurice Gattefossé, integrando um conceito que já existia na medicina indiana (Ayurveda).
A aromaterapia deve ser entendia como um sistema holístico de tratamento que vê o homem como um todo, não olhando para o órgão a tratar. A terapia com óleos essenciais foca-se em curar o paciente abordando o contexto da pessoa como um todo, incluindo alimentação, estilo de vida, stress, exercício físico. O objetivo é alcançar o equilíbrio físico mental emocional social e espiritual. A aromaterapia vai atuar quando estamos em desequilíbrio. Não se espera curar doenças ou criar saúde. A verdadeira natureza e o poder da terapia com óleos essenciais estão em ajudar a nossa mente e o nosso corpo a encontrar o equilíbrio
Esta abordagem também ajuda as pessoas a viverem mais conscientemente usando a natureza holística dos óleos essenciais como catalisador-base para inspirar a mudança – para orientar a viver uma vida mais saudável e inspirada.
A aromaterapia pode ser definida como um meio de tratamento através da utilização de óleos essenciais direta ou indiretamente.
Esses óleos essenciais devem ser 100% puros e de origem rigorosamente controlada – o fornecedor deve indicar a origem, espécie, o quimiotipo, o cultivar e em alguns casos dados com informação físico-química.
A aromaterapia médico-científica é o uso de óleos essenciais quimiotipados pelas vias cutânea, oral, vaginal, retal, nasal, auricular ou olfativa, a fim de fornecer tratamentos complementares, preventivos ou curativos para uma ampla gama de doenças.
Ao contrário dos medicamentos obtidos por síntese química ou por extração de ingredientes ativos, a fito aromaterapia é o medicamento natural por excelência. A estrutura de um óleo essencial é complexa e nunca tem uma única propriedade terapêutica, mas várias. Portanto, existem possibilidades de sinergia e potencialização que permitem a individualização da terapia.
A farmácia industrial usa moléculas isoladas, purificadas que depois são utilizadas na medicina convencional; mas as plantas (fonte dessas moléculas) já eram e continuam a ser usadas com sucesso na aromaterapia sob várias formas.
Hidrolatos da Pranaröm para cada tipo/estado de pele
Hidrolato de Rosa damascena
– Na pele é hidratante, reafirmante, tonificante, revitalizando a luminosidade da pele preservando a sua beleza natural.
– Ideal para peles secas, flácidas e envelhecidas.
– Ligeiramente adstringente, atua nas peles mistas com tendência a oleosas.
– Pode utilizar-se em saunas faciais
– No cabelo este hidrolato de rosas serve para suavizar, restaurar a luminosidade e promover o crescimento do cabelo, sendo assim ideal para cabelo fino e sem brilho.
Hidrolato de Lavanda
– Propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, analgésicas e purificantes.
– Acalma peles irritadas, sensíveis e queimada pelo sol.
– Indicado para pequenas queimaduras, vermelhidão ou eritema (assadura da fralda)
– Ideal nas peles mistas e oleosas
– no cabelo acalma o couro cabeludo irritado
Hidrolato de Flor de Laranjeira
– Alivia as peles sensíveis e com irritações
– Propriedades antisstress e relaxantes
– Tónico das peles normais e secas
– Aromatiza o banho do bebé
– O seu aroma floral proporciona uma sensação de bem-estar
– No cabelo: indicado para cabelo seco
Hidrolato de helicrisio italiano
– Tónico circulatório, ajuda a apoiar a microcirculação da pele em caso de hematomas e inchaços, olheiras.
– Acalma a vermelhidão na pele reativa, sensível e com manchas.
– É rejuvenescedor da pele
– Tem um cheiro poderoso e picante
Hidrolato de árvore do chá
– Limpa em profundidade a pele danificada sem dor.
– Ideal também para peles oleosas com imperfeições para reduzir o excesso de sebo
– Ajuda a reduzir o risco de infeções.
– No cabelo: ajuda no tratamento da caspa
Hidrolato de Alecrim ct Verbena
– Adstringente, remove as impurezas e fecha os poros dilatados
-Ideal também como loção pós-barba para um rosto limpo, fresco e saudável.
– No cuidado do cabelo: é ideal para cabelos que ficam oleosos rapidamente, ajuda a regular a produção de sebo no couro cabeludo.
Hidrolato de Camomila
– Alivia peles sensíveis e com alergias
– Propriedades calmantes e anti-inflamatórias
– Reduz papos e olheiras nos olhos
– Ideal também para peles sensíveis.
– No cabelo: clareador, dá reflexos dourados aos cabelos claros.
Este é mais uma avaliação da rubrica usei e gostei e não constitui nenhuma parceria remunerada com a marca. Lê aqui a minha política de avaliações.
No Comments