Menu
Receitas saudáveis

Bolachas de aveia com pepitas de chocolate

Com a corrida tenho procurado especializar-me fazer pequenos snacks pré e pós treino, saudáveis sem ingredientes artificiais. Pequenos petiscos como estas bolachas de aveia e chocolate dão sempre jeito para colocar numa marmita para levar para qualquer lado.

Estas bolachas são feitas à base de aveia, coco ralado e chocolate negro e são a prova de que um biscoito não é sinonimo de calorias a mais. Apesar de levarem um pouco de açúcar amarelo, são ótimas para comer antes de treinar ou depois, por isso, desde que haja um equilíbrio está tudo bem! Podem sempre optar por não colocar o açúcar.

A aveia ajuda a estimular os movimentos do intestino, combatendo a prisão de ventre. É rica em fibra e por isso diminui a velocidade de absorção de açúcar no sangue e prolonga a sensação de saciedade. Além disso, a aveia é anti-inflamatória, reforça o sistema imunitário, uma vez que as fibras da aveia alimentam as bactérias benéficas do intestino, promovendo o equilíbrio da flora intestinal. A aveia é ainda rica em magnésio, um mineral importante para a produção de serotonina, que ajuda a aumentar a felicidade e a melhorar o humor, além de que é importante para manter uns músculos fortes, e é rica em fósforo, um mineral importante para a formação e fortalecimento dos ossos.

O coco é rico em proteínas, vitaminas, gorduras saturadas e minerais, a fruta é um alimento completo e vai ajudar a adoçar as bolachas.

Mas para mim, o ingrediente mais importante é o chocolate negro, não por ter mais benefícios, mas porque sou viciada em chocolate, por isso, qualquer coisa que leve chocolate para mim está bom! Porém, o chocolate negro (com maior percentagem de cacau) tem muitos benefícios que contribuem para um estilo de vida mais saudável, desde que consumido com moderação!

Benefícios do chocolate negro

O chocolate é rico em antioxidantes o que representa um ótimo pós-treino, pois atacam os radicais livres em excesso produzidos pelo exercício físico e responsáveis pelo envelhecimento precoce. É rico em flavonoides, que promovem a saúde do coração. Também protege a pele do envelhecimento precoce.

O cacau possui teobromina que atua como a cafeína, estimulando o sistema nervoso central. Melhora a função cerebral devido ao aumento do fluxo sanguíneo e liberta oxido nítrico, que ajuda a relaxar as artérias, melhorando a pressão arterial.

O chocolate negro liberta serotonina, a hormona do bem-estar e diminui a fome, por isso é uma ótima opção para quem pretende emagrecer, desde que consumido com moderação.

Aprendam a ler um rótulo: se um chocolate tiver em primeiro lugar açúcar, esqueçam! O verdadeiro chocolate e com qualidade tem como primeiros ingredientes pasta de cacau.

A minha receita de bolachas de aveia com pepitas de chocolate

Cada vez que faço esta receita de bolachas de aveia com pepitas de chocolate o monstro das bolachas ataca cá em casa e em menos de nada desparecem do frasco.

About Author

Sou a Andreia e sou comunicadora, empreendedora, mulher, apaixonada, real. Acompanha aqui as minhas sugestões de bem-estar e dicas de cosmética natural.

No Comments

    Leave a Reply