Três truques para manter o foco num estilo de vida saudável
Acham que me apetece ir sempre treinar? Ah! Ah! Ah! O segredo para manter o foco é a disciplina. Esta é a minha estratégia para conseguir fugir às tentações, dedicar-me aquilo que me faz bem, mesmo que num determinado momento nos pareça o contrário.
Se não gostamos de como nos vemos ao espelho, se a nossa maneira de viver nos faz mal, à saúde e ao que sentimos, se não estamos confortáveis na nossa “pele”, é hora de mudar! Não vale a pena dizer – ah não sei fazer, ah não consigo! É preciso isto ou aquilo para conseguir fazer…tretas! Falta vontade. E temos de ser NÓS a sentir que esse momento chegou, não depende de ninguém.
Também vou ser sincera, as mudanças não acontecem de um dia para o outro. Cada um tem o seu timing.
andreia gonçalves
Posto isto, vou apresentar-vos os meus truques para conseguir manter-me focada naquelas que eu considero serem boas práticas para uma vida mais saudável.
Truque 1: Organização
Sempre fui muito distraída e isso obrigou-me a encontrar uma estratégia para não deixar ficar para trás coisas importantes, porque também sou muito exigente comigo própria e quando falho ou me esqueço de alguma coisa, isso deixa-me profundamente frustrada! Habituei-me desde cedo a ser muito organizada e meticulosa. Faço listas daquilo que tenho de fazer, post-its com recados e chamadas de atenção, lembranças no telemóvel, tudo serve e mesmo assim, às vezes, o modelo não é perfeito! Esqueço-me das coisas, deixo tudo em todo o lado, dá-me muitas vezes preguiça de fazer recados…enfim!

Sou um bocado viciada em listas. Listas de coisas para comprar, de coisas por fazer, de ideias, de assuntos a tratar, de locais a visitar…e dentro destas listas existem algumas sub-listas, por exemplo, no caso de uma lista de coisas para comprar, existe uma sub-lista de coisas para comprar para casa, coisas para comprar para mim…enfim, perceberam o nível de obsessão moderado (gargalhada). Ninguém imagina o prazer que dá riscar cada ponto dessas listas, das coisas que já estão feitas ou tratadas…pegar na caneta e traçar um risco direito por cima ou, no caso do telemóvel, selecionar a marcação por cima do tópico.
Dá-me uma espécie de formigueiro, sinto assim uma satisfação tão grande que às vezes bato palminhas de orgulho em mim! (menos, prometo) E a excitação quando crio uma nova lista? (esta quarentena foi especialmente produtiva ao nível da organização). Segurem-me para não largar já isto e ir agarrar nos 1495943 cadernos e caderninhos onde aponto montes de coisas que acabo por me esquecer onde apontei (nível de obsessão equivalente a loucura neste momento)!
Truque 2: marcar dia e hora com alguém
Compromisso. Obrigar-me a não poder falhar a outra pessoa. Já vos contei aqui como comecei a fazer desporto, mas também leram que sempre fui muito preguiçosa! Culpada, confesso! Para contrariar essa vontade constante de procrastinar, esta foi a minha tática. Pode não resultar para toda a gente, mas para mim funcionou e ainda resulta. Se me apetece sempre? Não, não me apetece muitas vezes, principalmente quando chove ou faz frio…e essa para mim é a verdadeira prova de fogo: estou nisto a sério ou não? Posso dizer-vos que nos últimos dois meses não mereci esta medalha.

Falhei, desviei-me do caminho, perdi a disciplina. Mas não perdi uma coisa: o objetivo!
andreia gonçalves
Truque 3: criar hábitos
Já consegui mudar o meu mindset? É preciso persistência, criar hábitos, rotinas que nos ajudem a mudarmos a nossa atitude. Essa mudança inclui a alimentação mais equilibrada também, o que não foi muito difícil no meu caso, já que onde moro existem aqueles supermercados ao ar livre em que é só chegar e colher: a horta.
Há uma coisa no meio de toda a rotina, entre trabalho, treinos, família, que não abdico: tempo para mim!
andreia gonçalves

É fundamental para o meu bem-estar conseguir arranjar tempo em que eu decida fazer o que me apetecer e isso inclui estar deitada no sofá sem fazer nada! Aproveito para ler, para cuidar de mim, para ver séries daquelas parvas em que não precisamos de pensar.
E agora, acham que eu consigo fazer isto sempre? Claro que não, isto não é tudo perfeito. A solução: encontrar o equilíbrio!

No Comments