Dicas para uma pele bonita e saudável com ingredientes naturais
A beleza começa pelo rosto e nada melhor para melhorar o aspeto da pele e o resultado final da maquilhagem que ter uma boa rotina de limpeza de pele. Começamos pelo básico: limpar a pele.
É muito importante lavar o rosto, pois o acúmulo de sebo, sujidade e de “células mortas” na pele, facilitam o aparecimento de inflamações como a acne. Os melhores produtos de limpeza que eu recomendo são dois: água + sabão. Simples assim!
Limpar, desobstruir os poros e hidratar dão um aspeto saudável à pele e ainda protegem de danos como poluição, oleosidade e variações climáticas. O ideal é utilizar sabonetes adequados para a pele do rosto e com ativos que facilitem a remoção da oleosidade excessiva.
Com que frequência devo lavar a pele do rosto?
Devemos lavar o rosto apenas duas vezes por dia, pela manhã e à noite. Lavar em excesso prejudica a nossa pele e faz com que esta produza mais sebo para compensar a secura provocada pela limpeza em excesso, deixando o rosto com aspeto ainda mais gorduroso.
Além disso, um rosto limpo e livre de resíduos de maquilhagem todos os dias é um passo essencial para todos os tipos de pele, mas especialmente importante para a pele oleosa, que evita a formação de acne.
Também é preciso escolher o produto para o tipo de pele. Nunca usar o gel de banho, escolhe produtos específicos para teu tipo de pele que tratam enquanto limpam. No mercado, existem diversas variações; desde as indicadas para pele sensível, peles secas até as peles oleosas.
A temperatura da água também pode prejudicar a pele
Assim como nos cabelos, a pele do rosto também pode ser prejudicada pela temperatura da água. A água quente deixa a pele ressecada, o que estimula glândulas a produzir um excesso de óleo para reequilibrar a textura do rosto. O ideal é lavar o rosto em temperatura ambiente e secá-lo com toalha de forma delicada porque a fricção excessiva também estimula a oleosidade.
É igualmente importante escolher produtos adequados, como produtos orgânicos e biológicos pois, entre muitos outros aspetos, estes produtos agem em simbiose com o metabolismo da pele, preservando o filme protetor natural da epiderme.
Um dos objetivos quando criei a marca Branquinha Cosmética Natural foi precisamente encontrar produtos eficazes, sem químicos processados desnecessários e com qualidades únicas que os cosméticos industriais não podem dar.
Como saber qual o meu tipo de pele?
O tipo de pele depende do equilíbrio do filme hidrolipídico que existe na superfície da pele.
No entanto, existem outros parâmetros a ter em conta como a pigmentação, as secreções, a vascularização, o ph cutâneo, a hidratação. A análise destas características é essencial para uma boa caracterização do tipo de pele.
Os especialistas em cosmetologia classificam os tipos de pele nas seguintes escalas de classificação: Normal/ Seca/ Oleosa; Sensível/Resistente; Pigmentada/ Não pigmentada; Rugas/Lisa.
Quanto à hidratação, o tipo de pele pode ser:
Pele normal: lisa, aveludada e viçosa, com elasticidade e brilho natural.
Pele oleosa: aparência espessa, brilhante e húmida com hiperatividade das glândulas sebáceas, poros visíveis e é mais resistente.
Pele seca: pouco hidratada e com pouco suor, as suas glândulas sudoríparas e sebáceas são pouco produtivas. Tem aparência opaca e de espessura fina com tendência a descamar. É propensa ao aparecimento de rugas precoces e vermelhidões.
Pele mista: oleosa na zona T e seca nas faces.
Catálogo da Branquinha Cosmética Natural disponível aqui:
Segue a marca no facebook ou no instagram em @branquinhacosmeticanatural

No Comments