Menu
Estilo de vida

As aplicações de telemóvel que te vão ajudar a cuidar de ti

Existem milhares de aplicações de telemóvel que podem tornar o quotidiano mais simples e que ajudam efetivamente a cuidar de ti, desde programas de exercício físico, de alimentação, lembretes ou dicas de poupança, por exemplo! Já devem ter sido criadas apps para provavelmente a maioria das nossas necessidades!

É um facto que devíamos usar menos écrans, todavia temos que nos render e admitir que não vivemos sem eles. O telemóvel é uma ferramenta de trabalho, pessoal e social quer queiramos ou não. Por isso, mais vale usar isso a nosso favor!

Cuida de ti, só assim conseguirás cuidar dos outros. Este é um dos meus mantras. Cuidar de nós próprios é sempre muito importante para mantermos uma boa saúde, tanto física como mental. Lembra-te sempre:

Autocuidado não é egoísmo. Cuidar de ti tem de ser uma prioridade!

Andreia Gonçalves

Há uma coisa no meio de toda a rotina, entre trabalho, treinos, família, que não abdico: tempo para mim! É fundamental para o meu bem-estar conseguir arranjar tempo para cuidar de mim. Claro que nem sempre consigo fazer isso, mas é uma prioridade sempre que posso. O segredo: encontrar o equilíbrio! Apresento-te algumas aplicações de telemóvel que uso diariamente e me ajudam a visualizar o meu dia:

Thinkdirty

A nossa pele é o espelho do nosso corpo, refletindo o nosso estado emocional. Está comprovado que o stress exacerba a acne e outros estados inflamatórios como eczema, psoríase, além de reduzir a sua capacidade de renovação celular e cicatrização.  Por outro lado, a condição da nossa pele também irá afetar-nos psicologicamente, encerrando uma espécie de ciclo vicioso.

Conhecer o funcionamento da pele é essencial para percebermos os sinais que ela nos dá. Cada pele é única e saber identificar as particularidades da tua faz com que escolhas os cuidados mais adequados.

Esta aplicação ajuda-nos a fazer melhores escolhas quando queremos comprar um produto cosmético. Podemos fazer um scan do código de barras de um produto ou pesquisar por nome de produto, tipo e marca e a app identifica os ingredientes nocivos.

Strava

Uma caminhada rápida, uma corrida, um treino no ginásio, uma aula de fitness, não interessa a atividade que decidas escolher, o importante é mexer o corpo.

Podes instalar uma aplicação de fitness no telemóvel e definir uma meta diária de passos ou quilómetros e ir ajustando e podes aderir a desafios. Existem inúmeras aplicações de saúde e bem-estar que são uma ótima ajuda para nos manter motivadas nos nossos objetivos. Eu, pessoalmente, uso duas:

Garmin connect: no telemóvel ou no computador, o Garmin Connect é a ferramenta para registar, analisar e compartilhar as atividades de saúde e condicionamento físico do relógio Garmin.

Strava: é uma espécie de rede social para desportistas e que regista o treino, rotas e mapas, recordes e distâncias, podes aderir a desafios mensais e anuais e acompanhar os treinos de outros utilizadores. Isso é motivador!

Mas antes de ter relógio usava a Runtastic que agora é Adidas Running e que permite igualmente registar todas as atividades desportivas, as rotas e acompanhar a evolução.

Samsung health

A Samsung Health é uma app que vem com os telemóveis da marca e é onde podes anotar os alimentos que ingeres ao longo do dia, a quantidade de água que bebes, sono, metas de perda ou ganho de peso, etc. A vantagem é podes liga-la ao strava ou ao runtastic e assim consegues ter assim a informação completa sobre a tua condição física e ajustar os teus objetivos pessoais sempre que necessário.

Notion

Tenho uma grande pancada por listas. Esta é outra coisa que faço sempre que posso no dia anterior para preparar o seguinte ou no próprio dia logo de manhã. Elaboro uma lista de tarefas que vou riscando ao longo do dia.

Uso a agenda do telemóvel para colocar os dias e horas dos treinos e todos os outros compromissos, uma agenda em papel para planificar o meu trabalho e um caderno onde vou anotando todas as ideias, planos, desejos…tenho uma paixão por cadernos, blocos de notas e afins e ainda sou muito à moda antiga – ter um estojo com canetas coloridas e papel sempre à mão!

Todavia, há algum tempo encontrei a aplicação Notion que é uma excelente ferramenta de produtividade que permite organizar e gerir a vida profissional e pessoal. Confesso que ainda ando a explorar algumas das suas funcionalidades, mas até agora posso dizer que sou fã desta app.

Nutripal

Tal como nos rótulos dos cosméticos, decifrar rótulos de alimentos, carimbos, selos nas embalagens para uma missão para cientistas altamente qualificados. Porém, existem pessoas que criam apps como a Nutripal para tornar essa tarefa mais simples. Se fazes parte do grupo de pessoas que não consegue perceber rótulos dos alimentos, a tua vida vai mudar depois de instalares esta app portuguesa de nutrição.

A Nutripal foi desenvolvida para ajudar a analisar os rótulos e a distinguir os produtos mais e menos saudáveis. Basta descarregar a app, apontar o decifrador de rótulos e num segundo conseguimos avaliar se um determinado produto faz sentido na tua alimentação. Basicamente a app faz um scan do produto e apresenta-nos o seu score nutricional, demonstrando se é ou não uma escolha saudável. Permite também comparar vários produtos e dar-nos outras opções mais saudáveis.

Hidro Coach

Beber água regularmente é um grande desafio na vida do dia-a-dia para muita gente. Esquecemo-nos facilmente de como é importante beber água: contribui para a digestão, para a absorção e transporte dos nutrientes, para a circulação do sangue, para a formação da saliva, para a manutenção da temperatura corporal e de uma pele hidratada.

A Samsung Health também dá a informação sobre a quantidade de água que ingeres, mas tens de inserir essa informação manualmente. A app Hidro Coach é mais automatizada: calcula a quantidade de água necessária para o teu corpo, usando como base a tua idade, altura, peso e estilo de vida, além da temperatura corporal. A Hydro Coach possui lembretes e estatísticas semanais e mensais do teu consumo de água.

Lojong

Para quem quer começar a meditar, mas não sabe como fazer esta app é a ideal. O que chamamos hoje de “meditação” tem origem na palavra tibetana “gom”. Significa habituar-se, familiarizar a mente com algo que é positivo.

Assim, através da meditação, uma mente que era frequentemente stressada, que carecia de concentração e clareza, que muitas vezes experienciou raiva, ansiedade, depressão e cobiça, pode gradativamente tornar-se calma, clara e focada, e, naturalmente, responder a qualquer coisa com compaixão, amor, paciência, generosidade. 

Evidências científicas dos benefícios da meditação

A ideia de que podemos treinar as nossas mentes de forma a promover hábitos mentais saudáveis e que esses hábitos podem se refletir nas relações corpo-mente não é novidade Centenas de estudos indicam que as meditações estão associadas a um aumento de bem-estar, a redução de stress e que pode alterar processos bioquímicos, neurais e comportamentais. As pesquisas apontam ainda para os efeitos deste treino no cérebro, no sistema imunológico, na redução da ansiedade e na diminuição de doenças como a depressão.

A app tem um programa de dez etapas graduais com meditações guiadas para iniciantes começarem o treino da mente e aprenderem a meditar. Também permite programar meditações silenciosas e outras práticas guiadas de mindfulness. Podes ainda definir lembretes de atenção plena durante o dia e todos os dias a app partilha citações de grandes professores e artigos para aprofundamento. A versão paga inclui o programa Cultivando o equilíbrio emocional.

About Author

Sou a Andreia e sou comunicadora, empreendedora, mulher, apaixonada, real. Acompanha aqui as minhas sugestões de bem-estar e dicas de cosmética natural.

No Comments

    Leave a Reply